sábado, janeiro 13, 2018

POEMA (?) NÃO DE DISCIPULADO!

Dedicado aos discípulos que abraçaram a missão dada pelo Mestre
e, especialmente, àqueles que ainda não entenderam a Grande Comissão
ou sequer nela estão interessados, para que entendam a tempo o seu valor…

não vou falar de discipulado, vou falar de estrelas cadentes
vou falar dos brilhos que não foram
de como alguma escuridão tomou conta de certos lugares
vou falar de certos ares
tristes como flores murchas em fim de festa
vou falar de pássaros em gaiolas
e de como não conseguimos lhes aprisionar o canto
vou falar do pranto, do incontido pranto dos inocentes
que foram massacrados pelo sistema
vou falar de pessoas simples
que carregam no peito sonho profundo
vou falar dos que foram largados no mundo
sem a esperança cristã
ou de qualquer espécie
você exige que eu não fale de discipulado
mas o canto dos pássaros ecoa das gaiolas
no trinado insistente de algum lamento
pela liberdade das árvores e do voo
pelo espaço infinito dos ares e do vento
e você acha que consigo suprimir da vida o amor?
ocupar-me-ei de que então?
dos feridos nas batalhas virtuais
que se travam dia a dia agressivamente
nesta Grande Guerra silenciosa
diabetes moral que mata aos poucos
dos que estão frustrados, magoados, ressentidos
porque um dos seus ficou pelo caminho
desistiu da vida cedo demais
restando beijos e abraços para dar
dos que precisam de alguém que lhes enxergue
e infunda em seus corações adormecidos
um tanto de fé na humanidade
cujo trem descarrilou na Sibéria
dentro do Expresso da Meia Noite Moral
ou no Serrado brasileiro
dentro dos vagões abarrotados de soja
vou falar das marcas indeléveis
que o Mal imprimiu na Sociedade
dos que viajam pela vida
sem mala e sem bagagem
na expectativa de aportar em qualquer lugar
para começar de novo e de novo
até a próxima viagem sem destino certo
vou falar sobre canções que as rádios não tocam
e sobre filmes que se assiste das janelas dos ônibus
vou falar de folhetos e estudos bíblicos
que ficaram nas estantes
de cartões de oração escondidos nas páginas
não marcadas de bíblias empoeiradas
vou falar do livro que não se escreve
daquele que se vive e registra-se no outro
falarei de tudo o que não seja discipulado
não vou escrever de cartas evangelísticas
nem sobre bilhetes de encorajamento
escreverei acerca de cartas sobre finanças
vou dar incentivos à produção
vou falar de trabalho, lucro e produtividade
e, quem sabe, com mais idade
vou viver dos dividendos
dos investimentos feitos
mas eu não nasci pra isso
não falar de discipulado é pedir para não ser
se eu não pedi para nascer
mas já que estou aqui, quero viver
quando eu encontrei a Cristo eu nasci de novo
sou nova criatura, surgiu um novo homem
não consigo mais viver solitário
não consigo mais olhar pro mundo
e ver tanta miséria, tanta solidão
não consigo enxergar pessoas mortas
caminhando junto com a multidão
e ignorar seu sofrimento
e não sentir, em nenhum momento,
a compaixão que Jesus sentiu
não consigo alienar-me da vida
se o Cristo em mim presente
me deu nova vida e, de repente,
me alcançou e fez feliz de novo
eu aprendi com o Espírito Santo
que é preciso repartir
que ao que vive triste e amargo pranto
é preciso o amor dividir
não vou falar de discipulado
mas quem caminha ao meu lado
vai ter que se esforçar muito pra ver Jesus?
vai reconhecer em mim, marcas do Cristo?
mais que isto, vai ser iluminado por sua Luz?
não me peças pra não falar de discipulado
não impeças que o Verbo encarnado
se materialize vivo em mim
calar-me é morrer em vida
e ver morrer os que por eles houve cruz
se discipulado é vida na vida
Jesus está em mim, eu em Jesus
não silencies a voz do Espírito
nem extingais a expressão de amor
se calares a Palavra que dá vida
se não houver transmissão da paz
não só não haverá discipulado
mas o mundo fará despedida
daquele que perdoa o pecado
e oferece a vida que satisfaz

Josué Ebenézer Nova Friburgo,
04/09/2017 (a maior parte) e 11/01/2018 (a conclusão),
[11h53min].

Nenhum comentário: