quinta-feira, dezembro 31, 2015

O MAIS, DENTRE TODOS...

Quando consegui me enxergar dentro,
lá no âmago do ser percebi um vazio.

Algo como uma nuvem que se tenta pegar,
mas não tem solidez suficiente.

E de dentro da nuvem um som,
uma voz insistente, seria um anjo?

Que me dizia: você é um nada;
você não é o que pensa ser.

Imaginei-me um rato, um batráquio,
ou qualquer dos rastejantes seres.

Mas a voz insistia em dizer-me algo:
que é a vida, amigo, a vida é um vapor!

E eu ouvia a voz que vinha de dentro
e todo o meu ser se agitava em suspeição.

A vida do homem é qual gramínea rasteira
que murcha e seca ao sol inclemente.

E eu ensimesmado e eu baratinado
me indagava o que era aquilo e quem sou.

Sou o mais miserável de todos os seres
e, sendo assim, quem me livrará?

“Quem me livrará do corpo dessa morte”
será que é possível mudar minha sorte?

Dentre todos os homens sou o mais indigno;
a voz me convenceu e eu sorri.

Enxerguei meu mundo interior
e o Cosmos ganhou de mim outra visão.

Ao desvelar-se em mim a piedade
descobri o segredo da mocidade.

Descobri a alegria da vida que se abre,
a existência que se faz rosa e perfume.

E da vida fez-se luz e fez-se lume;
e eu que nada sou, Deus fez-me tudo!

          Josué Ebenézer Nova Friburgo,

          11 de Agosto de 2015 (22h49min).

Nenhum comentário: