segunda-feira, outubro 27, 2014

O OUTRO

Olho para o outro
e tento enxergar a mim mesmo.
O outro sou eu.
Mas o outro é feio, é mau.
O outro não ama, não valoriza.
E eu procuro encontrar no outro
os traços que me delimitam:
sou o que o outro espelha de mim.
Mas o outro é cruel, o outro trai,
o outro me desqualifica.

E eu tento fugir do espelho,
mas o espelho da vida é octogonal
e, pra onde me viro, me vejo
e esbarro comigo mesmo,
com meus limites
e minhas imperfeições...

E o meu próximo –
mais próximo de mim mesmo –
quem mais seria, se não eu próprio?
E eu não sei se rio ou se choro.
Só sei que verte de mim mesmo
mais do mesmo, mais de mim.

Então, desisto!
Não tentarei mudar o outro.
Mudar-me-ei!

E farei o mundo melhor.

Josué Ebenézer Nova Friburgo,

04 de Agosto de 2014 (15h43min).

Nenhum comentário: