domingo, julho 06, 2014

TRANSFORMACIDADE

Eu vi a transformação dessa cidade.
Vi arranha-céus ganharem o espaço
e velharias tombarem ao chão.
Percorri a Costa e Silva milhares de vezes
e disputei comigo mesmo o recorde da travessia.

Vi os carros tomarem as pistas
e o engarrafamento transitar os bairros
enquanto os  verbos intransitivos
me deixavam só como um sujeito
que apenas queria sonhar.

Vi as barcas acotovelando gentes
e o marulhar das águas respingando o coração.
Vi Deus presente em minhas orações noturnas
enquanto o vento batia em faces descobertas de esperança.

Vi o marketing do futuro ganhar a mídia
enquanto o neoliberalismo ousava privatização.
Vi governos sucederem ideologia
e promessas esquecidas em horários nobres de televisão.

Vi minguar sorrisos de crianças
e adolescentes se perderem nos sex-selfies.
Vi idosos enregelados em filas madrugadoras
e perturbadoras reportagens de jornal.

Vi a vida se esvair,
esperança se extinguir
e um país questionar a corrupção.

Agora espero o sorriso do meu povo,
a união dessa gente que se faz poderosa
a alegria retornar na alegoria do novo
em uma cidade muito mais maravilhosa.

Josué Ebenézer – Rio de Janeiro
(travessia da Ponte Rio X Niterói),

17 de Maio de 2014 (13h15min).

Nenhum comentário: