quarta-feira, junho 18, 2014

LÍNGUA

Língua do meu chegar ao mundo,
pátria do meu viver profundo,
passarela de cada sonho meu:
és o idioma que veste meu falar...
Língua que me convence a cada dia
que é possível a paz entre os homens
e necessário entre as gentes, harmonia
pra alcançar uma paz não só de nomes.

Língua que me absorve, me personaliza
que me faz transitar por toda cidade.
Língua que a vida em mim suaviza
e em meio à turba me dá identidade.
Língua que é poema, língua que é canção,
que caminha comigo como ave sonora.
Língua que do sentimento é expressão
e do fundo d’alma, passagem implora.

És força, ímpeto e fé quando língua-açoite
e és desafiada ante o mal não se calar.
Do homem destruído, tu afastas a noite
quando teu discurso faz o dia clarear.
Mas és língua-bandeira, a tremular branca
já que a paz é tua missão espargindo luz
és bandeira de paz que a vida abranda
e um vívido diálogo que a fé conduz.

Amo-te língua, idioma do meu nascer
que deu nome ao que meus olhos viram,
e nomeou emoções que as dermes sentiram
desvelando sentimentos, no imo a florescer.
Amo-te língua-mãe, língua-ama, língua-aio
que me fez sílaba, palavra, verso e frase
e me fez mensagem e me deu sentido
e assim vou caminhando, a mudar de fase
tornando-me um poema de Deus renascido!

Josué Ebenézer – Nova Friburgo,

08 de Maio de 2014 (07h07min).

Nenhum comentário: