quinta-feira, abril 10, 2014

FIM DE SEMANA NO VALE ENCANTADO

Começo este poema em Saquarema
mas é da árvore da vida do Éden
(com o encanto do primeiro casal)
e do medo de Abrão de se comprometer
(porque Sara, sua esposa, era bela)
que vou deixar meu coração falar.

O registro do amor – e do medo de amar
da humanidade –
percorre minhas veias neolatinas
e as artérias se dilatam com a passagem do tempo
e, sobretudo, da poesia.

É a sombra das palmeiras da Palestina
que vou encontrar-me com Jacó
na tenda de Raquel.
Por ali vou passar dias
até conhecer Benjamim.
Vou trabalhar, trabalhar, trabalhar
até mais sete anos depois de Lia
cujos olhos enfermos me perseguem dia após dia.
Vou reconhecer minha humanidade
e conscientizar-me dessa fragilidade
dos elos parentais.
Mas vou reconhecer que a paixão humana,
esse amor que de nós emana,
promove uniões vitais.

Vou embarcar na mesma nau que Jonas tomou.
Não sei se chegarei a Társis ou Nínive.
Talvez pule antes em qualquer ponto do mar
sem que passageiros ou tripulação
deem conta de minha deserção.
Talvez, nem como Jonas,
aprenda a amar o estranho.
Nem depois, nem mais para depois.
Ainda que muitas aboboreiras
se ressequem e murchem e desapareçam.
Não sei se estou apto a ouvir a voz da compaixão.

A canção do amor vem do mar,
vem da Galiléia,
vem do Cristo que anda sobre as águas...
E, eu, como Pedro,
sou convocado a ir ao encontro do Mestre.
Mas tenho que amar a Deus sobre todas as coisas.
Tenho que amar a mulher da minha vida.
Tenho que amar o próximo
-       seja lá quem for ele; de perto ou de longe –
Preciso ter um amor global,
como o Mestre.
Universal,
como o Pai.
E tem tanta gente estranha neste mundo.
Tem tanta gente suja, sem banho e malcheirosa.
Tem tantos com dentes podres na boca
e hálito fétido de matar e de morrer...
Piores são aqueles que têm boca podre na alma...

Mas, eu não posso discriminar.
Como o Pai, preciso demonstrar amor
e deixar que esse amor de Deus,
soprado em mim primeiro,
no fôlego da vida;
e depois, no amor de meus pais;
e depois, no amor de meus irmãos;
e depois, na infusão do Espírito;
e depois, no amor de minha esposa;
e depois, no amor de meus filhos;
acenda em mim a chama de um amor
que é brasa viva, sopro do Espírito, fogo no altar,
chama incandescente e flamejante do verdadeiro amar.

Aqui no Vale Encantado –
essa canção que vem de Deus
e aquece meu coração –
percorre vales e montanhas,
céus e mares,
e musicaliza meu po(e)mar,
maduro de sonhar...

As folhas nas árvores dançam
à luz do sol nascente
na construção desse vivo poema
quando me despeço de Saquarema.


Josué Ebenézer – Saquarema,

06 de Abril de 2014 (09h32min).

Nenhum comentário: