domingo, novembro 03, 2013

AUTOBIOGRAFIA CIDADÃ



Eu tenho 14 anos.
Ando por ruas que me levam ao sonho.
Tem paralelepípedos se soltando nelas.
Às vezes eu tropeço e caio.
Sinto-me triste e solitário.
Culpo o governo e o descaso.
Mas não me acho em condições de fazer algo.

Eu tenho 16 anos.
Ando nas mesmas ruas que me fazem ver o sonho.
Aumenta o número dos paralelepípedos soltos.
Continuo a tropeçar e a ferir-me.
Sinto raiva e solidão.
Não acho que tenha feito algo errado.
Mas não consigo enxergar o novo caminho das pedras.

Eu tenho 18 anos.
Prossigo nas mesmas ruas do sonho.
Mas agora finjo não existirem pedras soltas.
Continuo tropeçando e caindo.
Às vezes xingo e me desespero.
Ainda culpo os políticos safados.
Mas não me libertei dos discursos de promessas.

Eu tenho 21 anos.
Ando nas mesmas ruas, mas já não vejo o sonho por ali.
As depressões em cada rua aumentaram.
E quando nelas me alojei, vi a lua por outros ângulos.
Já não tenho raiva: encontrei parceiros nos buracos da vida.
E já acho que estou errando se não mudo de postura.
Aderi, então, precocemente, ao voto consciente.

Eu tenho 51 anos.
Como o tempo passou...
Mudei de ruas e reencontrei o sonho.
Tive uma ideia: Vou ser candidato!

Josué Ebenézer
Nova Friburgo, 28 de Outubro de 2013 (11h05min).

Nenhum comentário: