terça-feira, maio 06, 2008

SAUDADES

Ainda hoje a Saudade me invade.
Ainda hoje sinto esta presença que anuncia uma ausência.

A vida vai entrando na rotina
E quando a gente menos atina,
Eis que a Saudade chega sem pedir licença.
Ela vem:
Como ensaio de Escola de Samba em pré-carnaval;
Como batuque de Parada de Sete de Setembro;
Como carro de som apregoando os abacaxis de Marataízes.

São sons e presenças invasivas, tal como
Esta Saudade que chega intrometida.

Tenho saudades de minha irmã.
Tenho saudades de meu pai.

E o que me traz de volta esta Saudade foi a lembrança.
Daquela pipa-estrela enorme que ele fez pra gente.
A única!
E que nós levantamos nos altos céus de Friburgo
E o vento levou para bem longe
Num rolo grosso de barbante idem.

A vida tem dessas coisas:
Aquilo que esquecemos por causa do cotidiano
A Saudade traz de volta,
Numa charrete puxada por dois cavalos:
Um Ébano, como a noite,
E dois olhos brilhantes de mistério-estrela...
Outro Marfim, como a paz de uma
Bandeira frágil
Tremulando neste campo de batalha da existência.

E a charrete que traz a Saudade
Avisa que terá que voltar logo -
E retornar ao passado -
Onde fará sobre-existir o Sonho.

A Saudade me trouxe dentro da charrete, a pipa.
E trouxe o barbante e a folha de seda colorida.
E trouxe o vento e a hora da tarde em que o vento
Funcionou e empinou a pipa no ar.
E trouxe aquela tarde e o vento da tarde no rosto
E também o friozinho que sentia
Recompensado pelo coração que se abria
Em sorrisos com papai ao meu lado, soltando pipa.

A Saudade trouxe junto papai de volta...
Papai grandalhão / papai meninão.
Papai levantando pipa com sua própria mão.
E dando linha pra pipa ir longe;
E dando corda para os nossos sonhos ganharem os céus.
E os nossos sonhos de meninos da Serra
Subiram mais altos que as montanhas e
Descobriram o outro lado da pedra...

Quem disse que Saudade não é bom?
Saudade traz de volta quem a gente ama!
E a Saudade é irmã da Realidade,
Pois ela nos ajuda a não esquecer aqueles
Que um dia deixaram marcas impressas -
Com logótipos de Amor - em nossas vidas.

Rio das Ostras, 14/01/2005 (21h08m).

Nenhum comentário: